A menopausa é uma jornada da vida de uma mulher que marca o fim da menstruação e da capacidade reprodutiva. Geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, com a média por volta dos 50 anos. Ela é resultado da diminuição dos níveis de hormônios sexuais, como o estrogênio e a progesterona, produzidos pelos ovários. Mas temos também a menopausa precoce que ocorre entre 40 e 44 anos e a menopausa prematura antes dos 40 anos.
Lidar com os sintomas da menopausa é desafiador, porém há várias estratégias úteis e eficazes.
Os sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher, e nem todas experimentam todos os sintomas. Alguns sintomas comuns da menopausa incluem:
- Ondas de calor : Sensações súbitas de calor que afetam o rosto, pescoço e peito, muitas vezes acompanhadas de sudorese.
- Suores noturnos : Ondas de calor que ocorrem durante a noite, podendo atrapalhar o sono.
- Alterações no sono : Dificuldade em adormecer, acordar frequentemente durante a noite ou ter sono leve.
- Alterações de humor : Variações emocionais, irritabilidade, ansiedade e depressão.
- Secura vaginal : Redução da lubrificação vaginal, o que pode causar desconforto durante o sexo.
- Ganho de peso : Mudanças hormonais podem levar a um aumento da gordura abdominal.
- Mudanças na pele e cabelo : Pele mais seca, rugas e perda de elasticidade da pele, além de mudanças na qualidade do cabelo.
- Mudanças na libido : Algumas mulheres podem experimentar uma diminuição do desejo sexual.
- Problemas urinários : Aumento do risco de infecções urinárias e incontinência urinária.
- Mudanças ósseas : Diminuição da densidade óssea, aumentando o risco de osteoporose.
Para lidar com os sintomas da menopausa, considere as seguintes estratégias:
- Estilo de vida saudável : Mantenha uma dieta balanceada rica em cálcio e vitamina D, manejar o estresse é preciso, pratique exercícios físicos regularmente, valorizar seu sono (tenha hora para dormir e hora para acordar, vá para cama no máximo até as 23h) e evite hábitos específicos, como consumir produtos industrializados, fumar e consumir álcool em excesso.
-
Terapia de reposição hormonal (TRH) : Algumas mulheres optam pelo TRH para aliviar os sintomas mais intensos, como ondas de calor e suores noturnos. No entanto, esta decisão deve ser tomada em consulta com um profissional de saúde, pois há riscos e benefícios a serem considerados. Porém há mais benefícios dp que riscos. Existe muito pré conceito com a TRH, mas já esta caindo por terra.
-
Esclarecimento é tudo , e as crenças equivocadas vão se dissipando, quando a questão é elucidada.
- Medicamentos : Alguns medicamentos podem ser prescritos para aliviar sintomas específicos, como antidepressivos para irritabilidade e alterações de humor.
- Tratamentos locais : Lubrificantes , hidratantes , hormônios vaginais podem ajudar a combater o desconforto vaginal.
- Terapias alternativas : Algumas mulheres se encontram com problemas através de terapias alternativas como acupuntura, ioga, meditação e fitoterapia.
- Apoio psicológico : Buscar apoio emocional de amigos, familiares ou terapeutas pode ajudar a lidar com as mudanças emocionais que podem ocorrer durante a menopausa.
- Consultas regulares : Mantenha um acompanhamento médico regular para monitorar sua saúde e discutir quaisquer preocupações ou sintomas que você esteja enfrentando. Importantíssimo !!!
Lembre-se de que cada mulher é única, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para outra. É importante buscar orientação médica para desenvolver um plano personalizado para lidar com os sintomas da menopausa.
Todavia vale lembrar que, antes da menopausa ocorrer, temos a Transição Menopausal ou Climatério é um período que a mulher apresenta alterações endócrinas , metabólicas e psicológicas. Devido a deficiência de hormônios esteroides sexuais. Pode surgir consequências patológicas num número considerávelde mulheres, sob a forma de manifestações genitais e extragenitais. Estas manifestações nem sempre causam sintomas aparentes reconhecidos, e resultam na aceleração do processo de envelhecimento. Modulado ,em parte pela queda dos hormônios esteroides sexuais (progesterona, estrogênios e androgênios), essas mudanças físicas e emocionais repercutem nos sentimentos e na qualidade de vida das mulheres. Afetando o bem estar dessa mulher significativamente. O ideal é a mulher começar a se tratar na transição menopausal. Para amenizar os sintomas e prevenir o surgimento de doenças.
Sintomas do Climatério ou Transição Menopausal:
– Fadiga
– Menstruações irregulares
– Flacidez mamária
– Alterações psíquicas
-Dor no ato sexual
-Calores
-Insônia
-Osteoartrite
-Osteopenia / Osteoporose
-Hipertensão Arterial
-Deficiência na cognição e memória
-Diabetes Mellitus
-Cardiopatia
-Pele seca
-Queda de cabelo
-Unhas quebradiças
Vale ressaltar que cada mulher deve ter um acompanhamento médico para tratar desses sinais e sintomas de uma forma individualizada , a partir de uma abordagem abrangente e criteriosa .
Em suma, essa mulher precisa se sentir acolhida, a fim de ressignificar a sua vida de uma forma suave e tranquila, para adquirir o tão almejado envelhecimento saudável, com uma boa qualidade de vida . Mente e corpo saudáveis e espiritualmente iluminada. Enfim envelhecer com dignidade e independência.
OBS: Acho relevante frizar que nossos hormônios entram em declínio porque nós envelhecemos. Os hormônios são mensageiros químicos que controlam em nosso organismos, todos os processos de reparo, permeabilidadde da membrana celular , ativação de enzimas e síntese de proteínas, a partir de 25 a 30 anos de vida , iremos todos (e sem exceção), experimentar um crônico cumulativo e irreversível declínio na capacidade de produção de hormônios que controlam o anabolismo (construção de moléculas complexas ), ao mesmo tempo em que sofremos com a concomitante e inversa elevação da capacidadede produção de hormônios que controlam o catabolismo (degradação de moléculas complexas).
Hormônio é vida com qualidade, mas não há resultado imediato, pois todo tratamento médico depende da resposta individual de cada organismo, além da aderência da paciente de seguir as orientações de mudança de estilo de vida. Os hormônios bioidenticos usados de forma correta , na dose ideal, e pelo tempo certo ,são seguros e produzem baixa probabilidade de efeitos adversos